Defesa causa indefinição
Derrota para reservas no primeiro treino coletivo leva Luxemburgo a repensar tática com três zagueiros

Belo Horizonte, Terça-Feira 31/08

Finalmente ontem, o técnico da Seleção Brasileira, Wanderley Luxemburgo, pôde contar com a equipe completa para os treinamentos. Pela manhã chegaram Dida, João Carlos e Vampeta, do Corinthians, e Luís Alberto, do Flamengo. À tarde, integraram-se ao grupo Ronaldinho Gaúcho e Scheidt, do Grêmio.

  No primeiro treino coletivo, no entanto, as coisas não saíram exatamente como o treinador queria. Preocupado com o poderio ofensivo da Argentina, adversária no amistoso de sábado, em Buenos Aires, Luxemburgo experimentou um esquema tático com três zagueiros. Ao lado do corintiano João Carlos (pelo lado direito), ele escalou o gremista Scheidt (pela esquerda) e Antônio Carlos, da Roma (Itália), como líbero. Só que os reservas estragaram tudo. Venceram por 1 x 0 e deixaram Luxemburgo em dúvida sobre a melhor opção tática.

  Segundo o treinador, será necessário treinar mais até tirar todas as dúvidas. ‘‘Vou ouvir Antônio Carlos, Cafu (Roma) e Roberto Carlos (Real Madrid, Espanha), jogadores acostumados a jogar com esse tipo de esquema no futebol europeu’’, disse Luxemburgo. No ataque, Ronaldinho Gaúcho treinou como titular ao lado do outro Ronaldinho e no meio de campo Zé Roberto foi para a reserva.

  Além do esquema tático, o técnico está preocupado com o clima de rivalidade. Para amenizar a pressão, ele orientou os jogadores, desde a chegada do primeiro grupo a Buenos Aires, a manter boas relações com fãs no hotel e com a imprensa.

  Antes do treino de quarta-feira, os jogadores abriram uma faixa com palavras de solidariedade às vítimas do acidente com um Boeing, na capital argentina, que matou cerca de 80 pessoas. No treino de ontem, o trabalho de relações públicas incluiu distribuição de bonés e camisetas com mensagens antidroga.A campanha, aliás, terá prosseguimento no dia do jogo, quando as duas seleções entrarão no campo do Estádio Monumental de Nuñes com uma grande faixa contendo novas mensagens.

  

ARGENTINA

  Do lado argentino, o técnico Marcelo Bielsa mantém o mistério sobre a escalação. Tudo indica, porém, que a base será formada pelos europeus. Pelo treino de ontem, tudo indica que a Argentina enfrentará o Brasil com Pablo Cavallero (Espanyol) no gol; Roberto Ayala (Milan), José Chamot (Atlético de Madrid) e Walter Samuel (Boca Juniors) serão os zagueiros; Diego Simeone (Lazio), Fernando Redondo (Real Madrid), Javier Zanetti (Internazionale), Juan Verón (Lazio) e Ariel Ortega (Parma) formarão o meio de campo, eficiente no combate e criativo; Hernán Crespo (Parma) e Claudio López (Valencia) formam um ataque que dispensa comentários e assusta qualquer defesa.





This page was produced by La Cancha Soccer Magazine
 click on image to visit the "World's Leading Soccer Magazine!