Seleção enfrenta Tailândia hoje só para CBF ter apoio do país asiático na briga para sediar Copa de 2006

Sob críticas até mesmo de alguns jogadores, a Seleção Brasileira passa hoje por uma aventura na Ásia, onde enfrentará a inexpressiva Tailândia unicamente para satisfazer os objetivos políticos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A TV Globo anuncia a transmissão, ao vivo, a partir das 8h30 (horário de Brasília).

  No dia em que as principais seleções do planeta se enfrentam em amistosos que realmente contam, a CBF leva suas milionárias estrelas para enfrentar a seleção de um país que sequer tem o futebol como principal esporte. Lá, o que dá ibope é o boxe tailandês, tipo de combate em que é permitido tanto o uso das mão quanto dos pés.

  Jogadores de personalidade, como o lateral Roberto Carlos (Real Madrid) e o atacante Élber (Bayern de Munique), sem medo de manifestar opinião, disseram claramente ontem que o amistoso, marcado pela CBF apenas para ter o voto do delegado tailandês no comitê da Fifa que indicará o país sede do Mundial de 2006, é desnecessário e inconveniente.

  Somente horas antes do jogo, a Seleção Brasileira estará completa. O zagueiro Fábio Bilica, o lateral-direito Cafu e o meia Rivaldo juntaram-se à delegação à noite, no horário tailandês. Como os três participaram de jogos por seus clubes no fim de semana, na Europa, tiveram de atrasar a viagem — somente de Bangcoc a Paris são 12 horas de viagem.

  Também chegaram ontem a Bangcoc o meia Edu, do São Paulo, o goleiro Marcos e o zagueiro Roque Júnior, do Palmeiras, além do meia Juninho, do Vasco. O time para a partida não deverá ter novidades. A grande atração para o público em Bangcoc será o meia Rivaldo, eleito o melhor jogador do mundo em 1999 pela Fifa. O jogador procurou tranqüilizar a diretoria de seu clube, o Barcelona, ao garantir que estará em perfeitas condições físicas para o jogo de sábado, contra o rival Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. ‘‘É complicado para a comissão técnica e a diretoria liberar um jogador para um amistoso da Seleção às vésperas de um clássico, mas eu conheço bem o Real Madrid e não terei problemas para voltar e jogar’’, assegurou Rivaldo.

  A CBF decidiu cancelar o amistoso com a Turquia, previsto para 15 de março. A entidade temia uma onda de reclamações dos clubes para liberar os jogadores.

  

HOMENAGEM

  Enquanto a CBF promove e cancela amistosos desinteressantes, 32 seleções de várias partes do mundo estarão em cena hoje, em jogos bem mais atrativos. Na Europa, 14 das 16 seleções classificadas para a Eurocopa 2000 estarão em campo para partidas preparatórias. O destaque fica para Inglaterra x Argentina, em Wembley, e Holanda x Alemanha, em Amsterdã. Esse último estabelecerá mais um recorde na carreira do ex-meia e hoje líbero Lothar Matthaeus, 38 anos. Ele atingirá 144 participações com a camisa da Seleção Alemã, e superará a marca do goleiro sueco Thomas Ravelli. Matthaus é o recordista de participações em copas do mundo (cinco) e de jogos em mundiais (25 partidas).

  Outro amistoso importante é Itália x Suécia. As duas seleções estarão no mesmo grupo na Eurocopa, que terá Bélgica e Holanda como países-sede. Na Europa, os demais amistosos são Bélgica x Portugal; Turquia x Noruega; Espanha x Croácia; Iugoslávia x Macedônia; França x Polônia e Hungria x Austrália.
RIO - A história se repete toda vez que a Seleção Brasileira tem um amistoso pela frente. E para a partida contra a Tailândia, dia 23, em Bangcoc, não será diferente. Depois da convocação de nove jogadores que atuam no exterior, o técnico Wanderley Luxemburgo terá que quebrar a cabeça para completar a lista para o primeiro jogo da Seleção principal no ano 2000. Isto porque, os principais clubes do país estarão envolvidos na reta final dos torneios regionais, como o Rio-São Paulo e a Copa do Sul-Minas.
Para evitar prejudicar as equipes, Luxemburgo vai aproveitar os próximos dias para negociar a liberação de alguns jogadores. O treinador afirmou que entende a posição dos clubes, mas lembrou que sacrifícios terão que ser feitos neste ano, em razão das Olimpíadas de Sydney e das Eliminatórias para a Copa de 2002.
“Chamaremos sempre os jogadores considerados necessários. Até entendo que os clubes queiram seus jogadores à disposição, mas é na Seleção que os jogadores se valorizam", justificou Luxemburgo.
O treinador vai esperar a rodada deste fim de semana do Torneio Rio-São Paulo e da Copa do Sul-Minas, que definirá os semifinalistas das duas competições, para depois completar a convocação, o que deve acontecer no máximo até a próxima segunda-feira. A tendência é que Luxemburgo chame de nove a onze jogadores, que se juntarão aos nove “estrangeiros", a dois dias do amistoso, já em Bangcoc.

Nomes certos

Na lista, alguns nomes parecem certo, como do atacante Ronaldinho Gaúcho, até porque o Grêmio já não tem chances de classificação na Copa do Sul-Minas. O Corinthians, que vem disputando o Rio-São Paulo com uma equipe de reservas, deve ceder o goleiro Dida e o volante Vampeta, mesmo que se classifique para as semifinais do torneio regional.
Outros cotados, mas que dependem do desempenho de seus times são o goleiro Marcos (Palmeiras), os zagueiros Cláudio Caçapa (Atlético/MG), Roque Júnior (Palmeiras) e Álvaro (São Paulo), o lateral Athirson (Flamengo), o volante Marcos Paulo (Cruzeiro) e o meia Alex (Palmeiras).
Na terça-feira, Luxemburgo anunciou os nomes de nove jogadores que atuam no exterior. Cafu (Roma), Evanílson (Borussia Dortmund), Roberto Carlos (Real Madrid), Fábio Bilica (Venezia), Rivaldo (Barcelona), Élber (Bayern de Munique), Jardel (Porto), Emerson e Zé Roberto (Bayer Leverkusen).

Indignação

Na Espanha, a convocação de Rivaldo e Roberto Carlos causou indignação. Os dois estarão em campo pela Seleção Brasileira somente três dias antes do clássico entre Barcelona e Real Madrid. Os dirigentes do clube catalão, mais uma vez, estão ameaçando não liberar Rivaldo, pelo menos, enquanto o Barcelona estiver lutando pelo título espanhol.

Jardel considera convocação justa

PORTO - Sempre muito contestado no Brasil, mas comgrande prestígio na Europa, o atacante Jardel, do Porto, não se conteve ao ser informado na última terça-feira que tinha sido convocado para a Seleção Brasileira que vai enfrentar a Tailândia, num amistoso no próximo dia 23, em Bangcoc. O jogador, que foi o maior artilheiro do Velho Continente na temporada 98/99, acha que teve o seu trabalho reconhecido pelo técnico Wanderley Luxemburgo. “A convocação foi justa. É mais um prêmio pelo trabalho que tenho desenvolvido", afirmou.
Jardel foi convocado, mas não tem a garantia de que será titular. No entanto, isto não parece preocupar o atacante, que promete gols, caso tenha uma chance. “O importante é estar entre os convocados. Se tiver a minha oportunidade, vou tentar cumprir minha missão, que é fazer gols", garantiu Jardel, que só espera ser lembrado para jogos oficiais. “É ano de Eliminatórias para a Copa e espero ter mais chances."
Com fama de “fominha", Jardel garante que a convocação para a Seleção Brasileira não vai atrapalhá-lo nos compromissos pelo Porto. O amistoso contra a Tailândia será no dia 23, mas o artilheiro já confirmou sua presença nas partidas contra Campomaiorense (dia 19) e Belenenses (dia 26).

Fábrica de gols

Ganhador da Bola de Ouro de 99 por ter sido o maior artilheiro da Europa, Jardel está no caminho certo para conquistar o bicampeonato. O atacante brasileiro já marcou 25 gols na temporada 99/00. Seu concorrente direto é o holandês Van Nistelroy, do PSV com 23 gols. O brasileiro Sonny Anderson, do Lyon, ocupa a décima posição com 17 gols.


Ronaldo treina

MILÃO - O atacante Ronaldo, da Internazionale de Milão, realizou ontem o seu melhor treino após a operação no joelho direito, no dia 30 de novembro. Ele chutou, correu e até fez mudanças bruscas de direção, repetindo o movimento que causou a contusão. Desta forma, a volta de Ronaldo, que, a princípio, estava prevista para abril, deve ser antecipada para março. No retorno de Ronaldo aos campos, a expectativa dos médicos da Inter é que ele não volte a ter problemas no joelho. Desde a Copa do Mundo da França, em 1998, o atacante sofria com uma tendinite crônica no joelho. O jogador demonstrou empolgação com a possibilidade de participar das eliminatórias para a Copa do Mundo. Ronaldo deve viajar ao Rio na próxima semana, para tratar de detalhes do nascimento do filho, previsto para o mês que vem.

Courtesia Belo Horizonte


Main PageFutebol Links | Produtos de Futebol | E-Mail  | ADD YOUR LINK!
     
Soccer Posters |  Soccer Videos