Seleção enfrenta Tailândia hoje só para CBF ter apoio do país asiático na briga para sediar Copa de 2006

2/22/00

Sob críticas até mesmo de alguns jogadores, a Seleção Brasileira passa hoje por uma aventura na Ásia, onde enfrentará a inexpressiva Tailândia unicamente para satisfazer os objetivos políticos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A TV Globo anuncia a transmissão, ao vivo, a partir das 8h30 (horário de Brasília).

  No dia em que as principais seleções do planeta se enfrentam em amistosos que realmente contam, a CBF leva suas milionárias estrelas para enfrentar a seleção de um país que sequer tem o futebol como principal esporte. Lá, o que dá ibope é o boxe tailandês, tipo de combate em que é permitido tanto o uso das mão quanto dos pés.

  Jogadores de personalidade, como o lateral Roberto Carlos (Real Madrid) e o atacante Élber (Bayern de Munique), sem medo de manifestar opinião, disseram claramente ontem que o amistoso, marcado pela CBF apenas para ter o voto do delegado tailandês no comitê da Fifa que indicará o país sede do Mundial de 2006, é desnecessário e inconveniente.

  Somente horas antes do jogo, a Seleção Brasileira estará completa. O zagueiro Fábio Bilica, o lateral-direito Cafu e o meia Rivaldo juntaram-se à delegação à noite, no horário tailandês. Como os três participaram de jogos por seus clubes no fim de semana, na Europa, tiveram de atrasar a viagem — somente de Bangcoc a Paris são 12 horas de viagem.

  Também chegaram ontem a Bangcoc o meia Edu, do São Paulo, o goleiro Marcos e o zagueiro Roque Júnior, do Palmeiras, além do meia Juninho, do Vasco. O time para a partida não deverá ter novidades. A grande atração para o público em Bangcoc será o meia Rivaldo, eleito o melhor jogador do mundo em 1999 pela Fifa. O jogador procurou tranqüilizar a diretoria de seu clube, o Barcelona, ao garantir que estará em perfeitas condições físicas para o jogo de sábado, contra o rival Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. ‘‘É complicado para a comissão técnica e a diretoria liberar um jogador para um amistoso da Seleção às vésperas de um clássico, mas eu conheço bem o Real Madrid e não terei problemas para voltar e jogar’’, assegurou Rivaldo.

  A CBF decidiu cancelar o amistoso com a Turquia, previsto para 15 de março. A entidade temia uma onda de reclamações dos clubes para liberar os jogadores.

  

HOMENAGEM

  Enquanto a CBF promove e cancela amistosos desinteressantes, 32 seleções de várias partes do mundo estarão em cena hoje, em jogos bem mais atrativos. Na Europa, 14 das 16 seleções classificadas para a Eurocopa 2000 estarão em campo para partidas preparatórias. O destaque fica para Inglaterra x Argentina, em Wembley, e Holanda x Alemanha, em Amsterdã. Esse último estabelecerá mais um recorde na carreira do ex-meia e hoje líbero Lothar Matthaeus, 38 anos. Ele atingirá 144 participações com a camisa da Seleção Alemã, e superará a marca do goleiro sueco Thomas Ravelli. Matthaus é o recordista de participações em copas do mundo (cinco) e de jogos em mundiais (25 partidas).

  Outro amistoso importante é Itália x Suécia. As duas seleções estarão no mesmo grupo na Eurocopa, que terá Bélgica e Holanda como países-sede. Na Europa, os demais amistosos são Bélgica x Portugal; Turquia x Noruega; Espanha x Croácia; Iugoslávia x Macedônia; França x Polônia e Hungria x Austrália.


FICHA TÉCNICA

Tailândia
Wangchan; Boriban, Srikerd e Akkarapong; Promrat, Nusaluang, Sripramote, Chalermsang e Surasing; Senamuang e Biturat
Técnico: Peter Withe

Brasil
Dida; Cafu, Cláudio Caçapa, Roque Júnior e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto, Juninho e Rivaldo; Ronaldinho e Élber
Técnico: Wanderley Luxemburgo

Local: Estádio de Bangcoc
Horário: 8h30 (de Brasília)


Courtesia Baguette


Main PageFutebol Links | Produtos de Futebol | E-Mail  | ADD YOUR LINK!