ELIMINATÓRIAS
Altitude será o maior desafio da Seleção

RIO  6-9-00 – O técnico da Seleção Brasileira, Wanderley Luxemburgo, e seus pares de comissão técnica vão se reunir na próxima segunda-feira, na sede da CBF, para definir a programação e a estratégia para as eliminatórias para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas de Sidney. No entanto, a maior preocupação com a altitude, um adversário invisível que a Seleção Brasileira vai enfrentar a partir do próximo dia 28, quando enfrenta a Colômbia, na cidade de Bogotá, situada a 2.700 metros acima do nível do mar.

A altitude vai ser um dos itens que vai requerer mais tempo nas discussões do planejamento da comissão técnica. Impossibilitado pelo Estatuto do Atleta da Fifa de contar com os jogadores por mais de cinco dias antes das partidas – a não ser que os clubes resolvam espontaneamente liberar seus jogadores –, Wanderley Luxemburgo terá que abrir mão do estudo da equipe do ex-médico da Seleção, Lídio Toledo.

Os jogadores passaram 21 dias se adaptando à altitude. Todos resistiram bem. Outra possibilidade é chegar a Bogotá no dia do jogo, como o então técnico Zagallo fez na final da Copa América, em La Paz, vencida pelo Brasil. Repetir este procedimento era, inicialmente, a intenção de Luxemburgo. Ele desejava passar três dias treinando em Cali.

No entanto, o pouco tempo para treinar e as acomodações consideradas ruins, devem levar os treinos para a Granja Comary, em Teresópolis. Faltaria, então, definir se a viagem para Bogotá seria no dia ou na véspera do jogo.

A altitude traz os seguintes problemas: com o ar rarefeito é preciso fazer mais esforço para respirar, o que leva o sangue a receber 12% a menos de oxigênio. Isso faz com que a maioria das pessoas sinta fortes dores de cabeça. É comum também falta de ar e fadiga muscular.

NOVO UNIFORME - A Nike vai apresentar hoje, no Rio, o novo uniforme da Seleção Brasileira. A empresa norte-americana promete uma inovação no design da camisa, cuja estréia está prevista para o dia 28 próximo em Bogotá.


Courtesia Baguette


Main PageFutebol Links | Produtos de Futebol | E-Mail  | ADD YOUR LINK!