Luxemburgo promete
lista sem surpresas

Técnico convoca hoje o grupo de jogadores que vai disputar a primeira partida da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa de 2000, contra a Colômbia, dia 28 deste mês

O técnico Wanderley Luxeburgo faz hoje a sua mais importante convocação desde que assumiu a função de técnico da Seleção Brasileira, em agosto de 98. Pela manhã, como sempre em umhotel da Zona Sul carioca, ele anuncia a lista dos 18 jogadores para o jogo contra a Colômbia, dia 28, em Bogotá – estréia do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. O treinador adiantou que “não haverá surpresas” na relação de convocados, o que praticamente fecha as portas, por exemplo, ao corintiano Edílson, considerado o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro.

A Seleção Brasileira viajará na véspera da partida para Bogotá, como medida de segurança. A CBF teme a hostilidade dos colombianos. Para agravar o clima de tensão, o diretor-executivo da Federação Colombiana de Futebol, Arturo Bustamante, foi assassinado a tiros na noite de domingo, quando deixava um restaurante em Medellín, uma das cidades mais violentas da Colômbia. Até ontem, a polícia local não sabia explicar os motivos do crime.

Bustamente foi chefe da delegação da Colômbia no Torneio Pré-Olímpico, disputado em Londrina, em janeiro. A Colômbia foi eliminada da competição após sofrer goleada por 9 a 0 do Brasil. Os jovens colombianos voltaram para o seu país temendo represálias da torcida.

Ontem, Luxemburgo reuniu-se por várias horas com os demais integrantes da Comissão Técnica na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O presidente da entidade, Ricardo Teixeira, também esteve no encontro, além do coordenador-técnico Marcos Moura e do consultor-técnico Candinho.

A intenção da Comissão Técnica é de que a Seleção Brasileira se apresente na Granja Comary, em Teresópolis, na manhã do dia 24 e treine ali até o dia 26. A viagem para Bogotá será em vôo fretado. A delegação retornará ao Brasil logo depois de encerrada a partida.

Sem ‘quebra-galho’

Luxemburgo ressaltou que não deixará de convocar jogadores por causa do pedido dos clubes para jogos dos campeonatos estaduais, Copa do Brasil ou Libertadores da América. “Agora, não há como quebrar galho de ninguém.” Segundo ele, da mesma forma, nenhum pedido de clube estrangeiro será atendido.

Antes de seguir para a reunião com a Comissão Técnica, Luxemburgo reiterou que vai levar para Bogotá “o melhor do futebol brasileiro que eu tiver à minha disposição”.

O treinador adiantou que a lista de hoje terá pelo menos três ou quatro jogadores que venceram o Pré-Olímpico recentemente em Londrina – o lateral-volante Baiano e o atacante Ronaldinho Assis são nomes certos. O objetivo dele é mesclar os mais jovens com os mais experientes para “formar a base do Mundial de 2002”. Luxemburgo apenas sorriu quando lhe perguntaram sobre os nomes dos eleitos.


Courtesia  JT Web


Main PageFutebol Links | Produtos de Futebol | E-Mail  | ADD YOUR LINK!