Luxemburgo se rende a Romário

Técnico da Seleção convoca o jogador para
amistosos com País de Gales e Inglaterra, na Europa

Rio - Pressionado pela má atuação do ataque nas duas primeiras partidas da Seleção Brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo, o técnico Wanderley Luxemburgo convocou ontem o atacante Romário, do Vasco, seu ex-desafeto, para disputar os amistosos contra o País de Gales, em Cardiff, dia 23, e contra a Inglaterra, em Londres, dia 27.

Ao justificar a convocação do jogador, o treinador disse que Romário foi convocado pelas suas declarações nos últimos meses. “A volta do Romário não foi por causa de sua qualidade, que é indiscutível. Foi muito mais pelas suas declarações inteligentes”, afirmou Luxemburgo.

“Ele mostrou que está pensando mais no ‘nós’ do que no ‘eu’. Eu sempre disse que no momento certo ele seria convocado. Isso acabou acontecendo agora”, acrescentou treinador.

Titular
Com a convocação, Romário está certo como titular nas duas partidas amistosas da Seleção na Europa. A outra vaga será disputada por Élber, do Bayern de Munique; Amoroso, do Parma; e França do São Paulo.

A convocação de Romário poderá abrir uma crise de relacionamento entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Vasco. Durante o período de disputa dos amistosos da Seleção na Europa, o clube carioca terá dois clássicos no Campeonato Estadual — contra o Fluminense, dia 21, e contra o Flamengo, dia 28. “Acho que não vai haver problema. Chamei apenas um jogador de cada clube, para não prejudicá-los. Espero que seja entendido”, disse Luxemburgo.

No mês passado, a convocação do lateral-esquerdo Athirson para a partida contra o Equador, em São Paulo, irritou os dirigentes do Flamengo. Na ocasião, o jogador não pôde participar da decisão da Taça Guanabara e o Vasco goleou o Flamengo, por 5 x 1. “Agora, posso até ganhar o título de persona grata no Flamengo”, brincou o treinador, referindo-se à convocação do atacante vascaíno.

Além de Romário, a Seleção contará com outras novidades como o atacante França, do São Paulo; o goleiro Carlos Germano, do Santos; o lateral-esquerdo Silvinho, do Arsenal; e o zagueiro Emerson, da Lusa, que não haviam sido chamado depois do início das eliminatórias.

Embora tenha anunciado a lista de 18 convocados, dois jogadores podem não participar da partida contra o País de Gales. Um já está confirmado: o lateral-esquerdo Roberto Carlos será substituído hoje, uma vez que seu time, o Real Madrid, se classificou ontem para a final da Copa dos Campeões da Europa. O outro é o meia Rivaldo, do Barcelona, que joga hoje contra o com o Valência, precisando de uma vitória por pelo menos 4 x 1.

A convocação para o jogo contra o Peru, dia 4 de junho, em Lima, terceira partida da Seleção na eliminatórias, será feita no dia 21. A surpresa na convocação de ontem foi a ausência do atacante Ronaldinho, do Grêmio, que havia se envolvido em uma polêmica com o treinador contra o Equador.

Ele foi barrado do jogo um dia depois de ser confirmado como titular. Após a partida, o treinador disse que não tinha nada contra o jogador. Inclusive, ele havia anunciado que ele seria o primeiro convocado para os amistosos na Europa, o que não aconteceu. “Não tenho nada contra ele. Se achar que ele deve ser o primeiro a ser convocado para a partida contra o Peru, vou chamá-lo”, disse Luxemburgo.

Olimpíada
Luxemburgo vai entregar até sexta-feira ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) uma lista de 50 jogadores que estão pré-selecionados para disputar os Jogos de Sydney, em setembro.

O COB tem até o dia 1º de junho para entregar a lista ao Comitê Organizador Australiano. Luxemburgo é o único treinador que ainda não enviou a lista para o COB. Apenas 18 jogadores vão disputar os Jogos de Sydney no torneio de futebol.
PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2000


COURTSIA ESPORTES


Main PageFutebol Links | Produtos de Futebol | E-Mail  | ADD YOUR LINK!